Français
Produtos
Início
Vitaspice
Produtos
Epopéia das especiarias
Links
Contato
 
Conheça nossos produtos:
Cravo-da-Índia
Pimenta-do-Reino
Cacau
Guaraná
Outros
Cravo-da-Índia
• O Cravo-da-Índia no Brasil
• A oferta da Vitaspice
• O mercado mundial
O Cravo-da-Índia no Brasil
  O cravo-da-índia “Syzygium Aromaticum” é uma planta da família da Myrtacea, podendo atingir aproximadamente 15 metros de altura e durar mais de cem anos, originária do Arquipélago das Molucas na Indonésia. Tendo sida introduzida tardiamente na América do Sul.

  A produção do cravo-da-índia no Brasil atinge desde vários anos cerca de 6.000 toneladas. Estende-se por uma área aproximadamente de 4.000 km², na região conhecida como “Costa do Dendê”, a 150 km ao Sul de Salvador, capital da Bahia. Devido ao seu clima quente e úmido, a Costa do Dendê é favorável à cultura desta especiaria. É uma atividade essencialmente viva através do cultivo familiar, que engloba cerca de 50.000 pessoas. Existem aproximadamente 200 pequenos coletores e 30 grandes compradores de cravo-da-índia distribuídos nesta região.

  A colheita começa geralmente no mês de outubro, iniciada próxima a área litorânea e cerca de três semanas depois adentrando as terras mais distantes e de relevo irregular. A colheita geralmente dura até o fim de fevereiro.

  A qualidade da colheita e da secagem é variável, e costuma diferenciar entre micro região a outra. O nível de profissionalismo é igualmente muito heterogêneo em meio aos compradores.

  A Vitaspice é uma das poucas exportadoras a certificar uma origem direta de seus produtos. Selecionamos escrupulosamente as nossas áreas de abastecimento e os nossos fornecedores. No âmbito da nossa política de estímulo à qualidade, oferecemos aos produtores preços mais elevados do mercado, influenciando um melhor preparo e seleção de seus produtos, garantindo a qualidade dos mesmos.
 
 
 
A oferta da Vitaspice
  A Vitaspice oferece uma gama de qualidade única e competitiva no mercado internacional. Os volumes que propomos por encomenda vão de algumas toneladas a mais de 50 toneladas.

  Expedimos um HPS de uma qualidade equivalente aos de Madagascar e da Indonésia por um preço claramente inferior.

  Propomos um CG3 premium que satisfará os nossos clientes que procuram um excelente cravo-da-índia com poucas impurezas e absolutamente nenhum corpo estranho.

  O tratamento ao vapor do nosso cravo-da-índia HPS e CG3 premium assegura-lhes uma qualidade microbiológica irrepreensível.

  Por último oferecemos um B1 especial entre os melhores do Brasil.

  O nosso cravo-da-índia é preparado e embarcado de acordo com o desejo e características necessárias do cliente.
O mercado mundial
  A Indonésia é de longe o primeiro produtor mundial de cravo-da-índia. Mais de 90% da produção é destinada à indústria de kreteks. São cigarros compostos de uma mistura de tabaco e de cravo-da-índia cortado em finos pedaços. Fora da Indonésia, o mercado dos kreteks está em expansão.
O segundo grande país produtor é Madagascar (região sudeste e norte da ilha), depois segue o Brasil, a Tanzânia (Zanzibar) e Sri Lanka. Zanzibar era historicamente o líder mundial do cravo-da-índia até nos anos 60.

  Madagascar tornou-se o país exportador o mais importante. O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países produtores. Cingapura compra regularmente mais de 50% da colheita madagascarense.
Cingapura é tradicionalmente um centro de gravidade do comércio do cravo-da-índia. Isto deve-se ao "know-how" dos comerciantes locais e as boas capacidades de armazenamento. Desde vários anos os Emirados Árabes Unidos emergiram como um dos grandes centros dinâmico do comércio mundial do cravo-da-índia.
Fora da Indonésia, os mais importantes mercados consumidores de cravo-da-índia são a Índia (14.000 toneladas) e longe, atrás, os EUA (1.300 toneladas).

  Os preços do cravo-da-índia foram muito baixos durante os anos 90, após os recordes dos anos 2001 e 2002 estes seguiu uma inclinação ascendente. Devido a um consumo sustentado e as quantidades de colheita globalmente limitadas, é provável que os preços mundiais médios continuem a ser superiores a 3.500 USD/t.
O mercado do HPS (Hand Picked Selected) representa cerca de 1% das trocas mundiais e o seu preço médio é pelo menos 25% superior ao do cravo-da-índia comum.
Início Vitaspice Produtos Epopéia das especiarias Links Contato
© 2009 . Todos os Direitos Reservados a VITASPICE - Comércio e Exportação de Especiarias, Cacau e Café.
Proibida a cópia total ou parcial deste site sem a expressa autorização.
Português English Français العربية Español